PARCEIROS

Armário-cápsula feminino: monte um guarda-roupa compacto para o ano todo

pexels-photo-3527572 (1)

Na contramão do que a moda há muitos anos vinha propondo, está o slow fashion, que é o conceito de uma moda muito menos consumista e mais consciente. Isso porque a quantidade de peças descartadas por segundo (sim, por segundo) é equivalente a um caminhão de lixo. Assim, vestir-se com propósito é urgente, necessário e inteligente. E nos anos 1970, a dona de uma boutique londrina Susie Faux trouxe uma nova proposta, prática e extremamente funcional, de slow fashion. Nascia aí o armário-cápsula.

Repetir roupas e reduzir as compras é o que está em alta

Entre todos os conceitos do slow fashion está o armário-cápsula (ou capsule wardrobe), que é um guarda-roupa com um número bem mais reduzido de peças básicas, práticas, atemporais, duráveis e que podem ser usadas o ano todo, em diferentes looks.

Um armário-cápsula é composto de 24 até, no máximo, 50 peças – sem contar pijamas, roupas íntimas, de academia, de ficar em casa, de festa e de banho, além de acessórios e sapatos. Ou seja, são cerca de 30 peças para sair, no dia a dia. Alguns conceitos-chave para montar seu armário-cápsula são:

  • Autoconhecimento: antes de pensar em fazer uma compra, é mais que necessário avaliar se aquela peça tem a ver com o seu estilo ou se se trata apenas de um modismo. Avalie se aquela peça terá “giro” no seu armário, ou seja, se você usará bastante. E ainda, se você tiver algo parecido no seu guarda-roupa, nem pense em comprar outra semelhante.
  • Versatilidade: uma peça que pode ser usada em diversos looks diferentes faz parte de um armário-cápsula. Como o segredo desse conceito de moda é a reutilização de peças, ter roupas atemporais e que desempenhem diferentes papéis ajuda a deixar seu guarda-roupa criativo, cheio de estilo e muito atual.
  • Racionalidade: as compras por impulso estão no topo da lista de consequências para o alto volume de descarte de peças e a produção de lixo. Por isso, olhar uma peça e, antes de pensar em comprar, dar uma volta e pensar bem sobre essa compra antes de efetuá-la vai diminuir e muito a necessidade de aquisição. Assim, você faz compras mais assertivas e certeiras.
  • Proporção: durante uma semana, uma pessoa repete muito mais as roupas usadas na parte de baixo que as peças que vão na parte de cima. Além disso, a parte de cima é a que mais chama a atenção e a que mais está exposta ao desgaste diário. Por tudo isso, é essencial montar um guarda-roupa com três peças de cima para cada peça de baixo.
  • Listagem: antes de sair às compras, faça uma lista das roupas exatas que você realmente precisa. Na moda, é claro que você tem liberdade para olhar as vitrines e comprar outras peças, mas ter foco nas roupas que você quer para o seu armário essencial vai tornar suas compras muito mais conscientes.
  • Orçamento: estabeleça previamente um valor a ser gasto, bem como a forma de pagamento a ser usada em cada compra para evitar sustos. Assim, você evita comprar tudo o que gosta só pelo prazer, levando as compras de roupas de uma forma mais coerente e não como um lazer que pode dar uma grande dor de cabeça depois.

 

20200626_235720

Quais peças fazem parte do capsule wardrobe?

Para saber algumas das peças que fazem parte da lista de um armário-cápsula perfeito, nosso blog separou uma relação de roupas marcantes. Óbvio que essa lista não é oficial e é totalmente adaptável ao seu estilo de vida, ao seu trabalho e ao lugar em que você vive, mas essa relação já vai te dar uma boa ideia de como se planeja um guarda-roupa reduzido, sem que falte nada. Confira a seguir e descubra se você está com excesso de roupas no seu armário!

24 peças de cima

Em termos de blusinhas, aposte em 13 tipos. Entre eles, duas t-shirts brancas básicas (podem ter estampa, mas invista em peças que tenham muito a ver com você), três regatas de malha, uma camiseta de gola “v” para dar uma cara diferente ao básico, e sete blusinhas de variadas cores, estilos e estampas.

20200627_000218

Para os modelos de terceira peça, escolha 7 modelos. Algumas sugestões super versáteis são dois casacos bem pesados (por exemplo, o sobretudo), dois modelos de jaqueta mais encorpada (uma jeans e uma de couro sintético, por exemplo), e três peças de meia-estação (jaqueta corta-vento – além de outras peças com o tecido windbreaker, parka, cardigã, blazer, entre outros).

20200627_000200

Em matéria de camisas, aposte em uma versátil e essencial camisa básica branca de botões. Além dessa, outras três camisas de botões de outras cores e texturas variadas (jeans, aveludada, de sarja, de linho, entre outras).

9 peças de baixo

As peças de baixo são essenciais para arrematar o look, e é muito fácil fazer combinações com nove possibilidades. É preciso investir em duas calças de modelagem tradicional (jeans básico e alfaiataria clássica, por exemplo), duas calças de modelagem marcante (jogger, mom, pantacourt, entre outras) e quatro outros tipos de peças de acordo com o seu estilo, entre calças confortáveis (moletom, legging), saia midi de trabalho, saia leve (longa ou curta, dependendo do seu estilo), short ou bermuda. É importante relembrar que aqui não são contadas as roupas de ficar em casa e de academia.

20200627_000525

3 peças únicas

Entre as peças únicas, invista em vestidos, macaquinhos e macacões, o que preferir. Lembrando que essa lista pode ser totalmente adaptada a você. Assim, se você for louca por roupas únicas, diminua a quantidade de peças de cima e invista em mais vestidos, macacões e macaquinhos, sempre levando em consideração os conceitos do armário-cápsula. Mas lembre-se que, quanto mais peças únicas, menos possibilidades de

Parecia pouco ter cerca de 30 peças no armário, mas você já viu que é perfeitamente possível. Agora, é hora de repensar sua relação com as peças de moda e brincar com todas as possibilidades de um armário consciente.

Agora que você já sabe tudo sobre o capsule wardrobe, descubra ainda mais navegando em nosso blog.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s